29set/170

Vamos falar dos benefícios do plantio direto para a cultura da soja?

Inserido em Adubação Verde, Adubar o Futuro, Agricultura, agronegócio, cana-de-açúcar, Canavial, Piraí Sementes, plantio direto, Soja, Sustentabilidade, tecnologia por Admin em 29 de setembro de 2017No Comments »

sementespirai_spd

De acordo com a Conab, Companhia Nacional de Abastecimento, a produtividade média da safra de soja 2016/17 é de 52 sacas por hectare. Entretanto, traremos neste post mais um exemplo de que cultivar a sustentabilidade na agricultura dá resultado! A Fazenda Dois Irmãos, localizada em Naviraí/MS, adotou o plantio direto na última safra e as vantagens são perceptíveis quase que imediatamente: produtividade média alcançando 65 sacas por hectare.

Alexandre Maschietto, agrônomo e gerente da propriedade, explica que além da soja a propriedade também tem lavoura de milho e sistema ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta) com bovinocultura. Já o sistema plantio direto foi adotado há pouco mais de um ano e seus primeiros resultados foram observados logo nessa safra.

A escolha pela braquiária para o SPD indica a melhor adequação para as condições naturais da região, uma vez que ela mantém a água no solo de forma constante. A conclusão que a Fazenda Dois Irmãos chegou é que onde há o SPD é possível manter culturas mistas, proporcionando maior rendimento.

Já em São Paulo, cidade de Palmital, o produtor Benedito Hélio Orlandi possui uma propriedade de 200 hectares e tem por meta para 2018 produzir 100 mil toneladas de cana. Para tanto, também contou com os benefícios do SPD, semeando duas plantas de cobertura (nabo-forrageiro e milheto). Próximo à fase de roçar os adubos verdes, ele avaliará a situação de compactação de solo e fará uma análise de laboratório.

Passado esse processo as forrageiras brotarão novamente e após 45 dias, serão dissecadas. A intenção do Sr.Orlandi é que neste mês de outubro a terra esteja em perfeitas condições para o plantio direto da soja e em breve, para a safra 2018/19, aconteça a retomada do canavial.

Fonte: Agrolink

SPD e Adubação Verde: dupla “ponta firme”

Observamos no texto acima que o milheto e o nabo-forrageiro foram as forrageiras escolhidas para preparar o solo adequadamente para um SPD de qualidade.

Quer saber o que mais essa parceria oferece de bom para o seu cultivar comercial? Acesse o site da nossa adubadora, Sementes Piraí, cadastra-se na Central do Adubador e tenha acesso a entrevista feita com a família Bartz, uma das pioneiras da utilização do SPD aqui no país. Conteúdo rico, cheio de dicas para ser aproveitado agora mesmo!

Tags: , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>