8nov/172

Tecnologia que ajuda no manejo

Inserido em Adubação Verde, Adubar o Futuro, Agricultura, agronegócio, agropecuária, Informação, pastagem, Pesquisa, Piraí Sementes, Sustentabilidade, tecnologia por Admin em 08 de novembro de 20172 Comments »

tecnologia_agropecuaria

Pensar em como a tecnologia beneficia a agricultura perpassa a nossa capacidade de imaginação com tantas possibilidades. Mas, saindo do plano abstrato e caminhando para o concreto trazemos hoje mais um exemplo que já está acontecendo. A Embrapa lançou ontem, durante o Semiárido Show, um aplicativo disponível gratuitamente na Play Store que ajudará os produtores pecuários no manejo de forrageiras.

O orçamento forrageiro, prática muito comum na agricultura, sempre foi executado “no braço”, por meio de planilhas. O aplicativo então chega para atualizar essa tipo de serviço, acompanhando a demanda mais ágil pelos cálculos que orientam o produtor na tomada de decisão, explica Ana Clara Cavalcante, pesquisadora da área na Embrapa Caprinos e Ovinos.

De modo facilitado, o aplicativo precisa saber o tamanho da propriedade, do rebanho e o tipo de forragem para calcular automaticamente o orçamento forrageiro. Para isso, basta o cadastro do produtor no aplicativo por meio da conta Google ou do Facebook. Dessa forma, o produtor terá em tempo real, com menor chance de erro, a quantidade de saldo de forragem disponível. Outro benefício que acompanha o aplicativo está na imersão jovem dentro do planejamento rural.

A ideia do aplicativo vem do projeto Forrageiras para o Semiárido, uma ação que une a Embrapa com a Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA). Toda a tecnologia empregada é “made in” Embrapa Gado de Corte. O projeto ainda tem outros desdobramentos como o teste de forrageiras tolerantes à seca na região Nordeste e em Minas Gerais. Os esforços do Forrageiras para o Semiárido conta com mais de 2 milhões de reais em investimentos.

Fonte: Portal DBO

Falando em melhorias na pastagem…

Por que não lembrar os benefícios da adubação verde para o solo pecuário?

A adubação verde é uma solução com o adendo da sustentabilidade no processo de recuperação de solos já desgastados pela criação animal. Espécies como a Crotalária-juncea, a Crotalária-ochroleuca, a Mucuna-preta e o (Feijão) Guandu-forrageiro são indicadas após a a recuperação química, física e biológica da área de pastagem.

Que tal aproveitar o período de semeadura de primavera-verão para melhorar seu solo, pecuarista? Clique aqui para saber como utilizar a adubação verde e reserve agora mesmo suas sementes no site da nossa adubadora, Sementes Piraí.

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

2 Responses to “Tecnologia que ajuda no manejo”

  1. ADEMIR NENOPRETA disse:

    qual o valor das sements de ciclo curtos e como e enviado e valor do transporte,e modos de plantio{lanço,semeadura,cova}

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>