22nov/170

Sistema AgroFlorestal (SAF): como começar um?

Inserido em Adubação Verde, Adubar o Futuro, Agricultura, Agroecologia, agronegócio, Alimentos Orgânicos, Informação, Meio Ambiente, orgânico, Piraí Sementes, Sustentabilidade, tecnologia por Admin em 22 de novembro de 2017No Comments »

sistemagroflorestal_sementespirai

A agricultura orgânica vem crescendo consideravelmente nos últimos anos e bem sabemos que esse crescimento se manterá. Logo, o sistema Agroflorestal (SAF) é uma opção para os produtores que desejam migrar para a modalidade orgânica. Porém, antes de iniciar a migração é necessário considerar alguns pontos.

O primeiro deles é reconhecer no mercado da região o alto potencial de absorção desses produtos. Não adianta investir sendo que, por incrível que pareça, a sua região ainda não consome em quantidade considerável a linha orgânica.  A propriedade também é fator importante. Algumas variáveis podem determinar, ou não, o sucesso do sistema como a localização, as condições abióticas e até a legislação vigente.

Calcular custos também se faz necessário, pois com eles têm-se a precisão necessária do total do investimento pretendido, bem como o seu tempo de retorno. Considerar a competitividade do mercado é um item totalmente relacionando às finanças. Elas se manterão saudáveis se o seu SAF possuir um plano de negócios idealizado especificamente para a sua realidade (às vezes, vale pedir ajuda para alguém especializado nessa etapa, como uma consultoria).

Com a parte administrativa pronta é hora de pensar na parte técnica e prática de um SAF, pesquisando quais técnicas e ações em agroecologia se encaixam para a sua produção. Normalmente, conhecimentos ligados ao cultivo do solo, adubação verde e controle de pragas são bem-vindos. Vale ressaltar aqui que cada produto tem um tipo mais adequado de manejo.

A atividade agrícola requer tempo e disponibilidade desde sua idealização até seu caminhar prático. A adoção da agricultura orgânica é uma opção que contribui para a sustentabilidade. Seguir por ela contribui para #adubarofuturo. E se este é o seu desejo, se informe e corra atrás para obter uma produção mais saudável ;)

Fonte: TERRA

Adubação Verde na produção orgânica?

Você sabia que a adubação verde é uma técnica que está totalmente integrada a produção orgânica?

Pois bem, seu maior diferencial está no uso de diversas espécies misturadas, chamada de mix, coquetel e composto, que dessa forma aumenta a biodiversidade e os efeitos positivos da adubação verde pelas diferenças de cada espécie de adubo verde.

Quer saber mais? Clique aqui e navegue pelo conteúdo exclusivo para a agricultura orgânica da nossa adubadora, Sementes Piraí.

 

 

Tags: , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>