13dez/160

Recuperando pastagens degradadas com Feijão-guandu!

Inserido em Adubação Verde, Adubar o Futuro, agropecuária, cobertura vegetal, Pesquisa, Piraí Sementes, Recuperação de áreas degradadas, Recuperação de solos, Sustentabilidade, tecnologia por Admin em 13 de dezembro de 2016No Comments »

guandu_recuperacaodepastagens_sementespirai

Pesquisadores da Embrapa Pecuária Sudeste ao se depararem com o cenário de degradação da braquiária em solo arenoso e com infestação de grama batatais e outras ervas daninhas precisaram colocar as ideias pra pensar e estimar uma ação que revertesse essa situação e devolvesse ao solo as melhores condições para uma pastagem. A alternativa encontrada foi consorciar com o Feijão-guandu!

Dois anos após essa ação, os resultados alcançados foram: lotação média de 3,4 novilhas/ha e ganho de peso médio diário de 429 g/animal. Além dos resultados diretos, a pesquisadora Patrícia Anchão destacou outros benefícios no emprego da leguminosa em consórcio, como a dispensa de fertilizantes nitrogenados, uma vez que o Guandu é um adubo verde ótimo em fixação de N2.

A ação, segundo Patrícia, ocorre em dois tempos. No primeiro ano, os benefícios do Guandu são observados pelo seu plantio especificamente. Já no segundo ano, seus benefícios são sentidos pela massa verde, que depositado no solo o enriquece de matéria orgânica, potencializando a ação do adubo verde. A melhora dos aspectos físicos do solo também é ressaltada na ação, uma vez que o Feijão-guandu permite que os nutrientes que poderiam não estar disponíveis para outras espécies passem a estar.

A pesquisadora pontua que a adoção do Guandu em consórcio com braquiária Marandu e decumbens é um sistema, que além de sustentável, promove a redução de custos e o aumento da produtividade, sendo indicado para produções semi-intensivas. A Embrapa Pecuária Sudeste desenvolveu um vídeo que apresenta o passo-a-passo do consórcio aos agropecuaristas. Você pode conferí-lo clicando aqui.

Fonte: Portal DBO.

Conheça melhor o Feijão-guandu!

Como você viu acima, os resultados do Feijão-guandu em consórcio em áreas de pastagens são comprovados pela pesquisa, economia e produtividade. Agora, só falta você levar esses benefícios para a sua propriedade!

Mas de que forma? – Primeiramente, se informando sobre todas as especificações técnicas desse adubo verde clicando aqui.

E depois, adquirindo suas sementes de Guandu por um preço acessível e com a qualidade Sementes Piraí por meio da loja virtual Eco Seeds. O link para compra está disponível a seguir: https://www.ecoseeds.com.br/sementes-para-adubacao-verde/produto/texto/a20/7/1/semente-guandu-forrageiro—saco-5-kg.html

Viu como é simples? Em dois passos você já iniciou sua guinada sustentável para recuperar sua pastagem e de quebra, entrou para o hall dos produtores que cuidam do futuro do solo com adubação verde!

 

 

Tags: , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>