10jan/180

Produtores de tabaco do RS comemoraram o fim de 2017 planejando um ótimo 2018

Inserido em Adubação Verde, Adubar o Futuro, Agricultura, agronegócio, cobertura vegetal, Consciência Verde, Safrinha, Sustentabilidade por Admin em 10 de janeiro de 2018No Comments »
Plantio da safrinha de milho no penúltimo dia de 2017.

Plantio da safrinha de milho no penúltimo dia de 2017.

O finalzinho de dezembro reservou uma boa surpresa aos produtores de tabaco do Rio Grande do Sul. Em época de resteva da cultura principal foram contemplados com bons volumes de chuva nas semanas das festas. Isso permitiu a intensificação do plantio das culturas de safrinha, em especial milho, soja e feijão.

Além disso, os bons volumes de chuva beneficiaram o milho já plantado em algumas lavouras, potencializando o desenvolvimento do grão. Tal como aconteceu em alguns locais que optaram pela safrinha de soja.

O engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Vicente Fin, ressalta a importância das chuvas para as culturas de safrinha, principalmente para o milho, uma vez que essa cultura beneficia o desenvolvimento posterior do tabaco. Sua vantagem, segundo o agrônomo, está na facilitação das operações de manejo e preparo da área.

O casal Schwendler aproveitou a oportunidade para plantar milho e feijão na área em que na última safra, recebeu 27 mil pés de tabaco. A área restante da produção irá receber adubação verde na pós-colheita do milho. Os produtores escolheram a aveia-preta para melhorar a qualidade do solo e beneficiar a cultura posterior do tabaco. O feijão colhido, por sua vez, serve para a própria subexistência da propriedade.

Os produtores de tabaco seguem animados neste início de ano, esperando o período de colheita da safrinha e plantio da cultura principal. Acreditam que 2018, por conta das chuvas no fim de 2017, será um ano próspero para a fumicultura.

Fonte: Folha do Mate.

Adubação Verde na cultura do tabaco

Você sabia que a escola do casal Schwendler pela aveia-preta é apenas uma das opções em adubação verde para a fumicultura?

Pois bem, ainda é possível optar pelas Crotalárias juncea ou ochroleuca para plantio neste período do ano (de janeiro a março). Mas já adiantamos que há outras espécies de adubos verdes também indicados para plantio em sucessão.

Quer se informar? Acesse o site da nossa adubadora, Sementes Piraí, e navegue pelo conteúdo dedicado a cultura do tabaco. Com certeza, optar pela adubação verde é levar sustentabilidade com maior produtividade para a sua lavoura ;)

 

Tags: , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>