25set/170

Por que utilizar plantas de cobertura no sistema soja-milho-algodão?

Inserido em Adubação Verde, Adubar o Futuro, Agricultura, agronegócio, Algodão, cobertura vegetal, Pesquisa, Piraí Sementes, plantio direto, Sustentabilidade por Admin em 25 de setembro de 2017No Comments »

plantascobertura_algodoeiro_sementespirai

A resposta para essa pergunta de bate-pronto seria economia. Sim, economia! A Embrapa Algodão vem estudando a incorporação de plantas de cobertura nesse sistema de plantio e indica que a redução de custos pode chegar até 200 dólares por hectare plantado. Transformando em reais, a economia passaria de R$600,00. Isso porque a adoção de plantas de cobertura diminui o uso de fertilizantes, defensivos e nutrientes.

Alexandre Cunha de Barcellos Ferreira, pesquisadora da Embrapa, pontua que o desenvolvimento das plantas de cobertura acaba competindo com o das ervas daninhas. Além disso, uma ação de efeito alelopático produz substâncias químicas que prejudicam o crescimento das invasoras. Outro benefício da incorporação das plantas de cobertura está no manejo de pragas.

O potencial das plantas de cobertura utilizados no sistema soja-algodão-milho também incide na capacidade de armazenar nitrogênio para a cultura subsequente. Como o seu desenvolvimento ocorre no menor período de armazenagem hídrica, as raízes dessas plantas se aprofundam para buscar água e nutrientes. Quando se tornam matéria seca e o solo recebe o plantio do algodão, as plantas dessecadas colaboram com a cultura comercial, liberando nitrogênio da palha.

Esses pontos foram abordados durante o 11º Congresso Brasileiro do Algodão, que aconteceu entre 28/08 a 01/09 em Maceió/AL. O 11º CBOA foi uma realização da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) com apoio científico da Embrapa. A abordagem serviu para estimular os cotonicultores presentes, visando aumentar a parcela que adota técnicas sustentáveis e produtivas de manejo, que atualmente ronda a casa dos 30%.

Fonte: Agrolink.

Adubação Verde e Cotonicultura: faça mais pela sua cultura!

Com o relato acima vimos a importância das plantas de cobertura para a saúde do solo e para a saúde do bolso do produtor. A sua implementação, muitos afirmam, é cara. Mas, para constatar os benefícios da adubação verde é preciso pensar no médio/longo prazo e por isso, a ação torna-se extremamente viável.

Ficou curioso para saber como a adubação verde ajuda a cultura do algodão? Clique aqui e conheça todas as possibilidades de utilização da técnica. Isso é o trabalho da Sementes Piraí, que há mais de quatro décadas trabalha pela sustentabilidade e rentabilidade da agricultura brasileira.

 

 

 

 

 

Tags: , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>