5dez/170

No Dia Mundial do Solo, Brasil lança o mapa de carbono orgânico do solo

Inserido em Adubação Verde, Adubar o Futuro, Agricultura, Agricultura de Baixo Carbono, agronegócio, Informação, Meio Ambiente, Pesquisa, Piraí Sementes, Recuperação de solos, Sustentabilidade por Admin em 05 de dezembro de 2017No Comments »
Uma das versões preliminares do Mapa, de 2015 - Imagem: Embrapa

Uma das versões preliminares do Mapa, de 2015 – Imagem: Embrapa

Para celebrar o dia 05 de dezembro, Dia Mundial do Solo, nada melhor que contribuir para a informação do produtor sobre a composição de seu solo. Pensando isso, a Embrapa Solos lança hoje o Mapa digital de Carbono Orgânico do solo, na profundidade de 0-30cm. O trabalho junta a modelagem matemática e os conhecimentos práticos de campo, visando contribuir para a conservação dos recursos naturais nos mais diversos programas mantidos no país.

O Programa ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono) do MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é um dos contemplados pelo trabalho, utilizando-o para melhor orientar as ações de redução de emissão dos gases de efeito estufa. O Mapa de Carbono Orgânico captou informações sobre o solo, relevo, clima e vegetação, unindo-os aos métodos matemáticos para inferir com maior precisão as informações em locais não medidos, como o estoque de carbono no solo.

Gustavo Vasques, pesquisador da Embrapa Solos, pontua a relevância do trabalho, que conta com resolução espacial aproximada de 1km. Ele lembra que o carbono é uma propriedade extremamente importante, relacionada com a emissão dos gases de efeito estufa e também, com a fertilidade do solo. Além disso, é um indicativo de qualidade, pois por ele é possível entender as propriedades química, física e biológica do solo.

Até chegar em sua versão definitiva, lançada hoje, a Embrapa trabalhou junto à Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro por quatro anos e apresentou três versões preliminares do material. O nosso mapa de carbono integra o mapa global de carbono orgânico do solo, uma ação da Aliança Global pelo Solo junto à Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, FAO. Hoje, em Roma (Itália), também acontece o lançamento do mapa global de carbono orgânico do solo.

Fonte: Embrapa

Solo bem cuidado merece ações sustentáveis!

E uma delas é a adubação verde, você sabia?

Essa técnica aumenta a capacidade produtiva do solo, que recupera os solos degradados pelo cultivo, melhora os solos naturalmente pobres e conserva aqueles que já são produtivos.

Sua ação consiste no cultivo de plantas em rotação/sucessão/consorciação com as culturas comerciais, que melhoram significativamente os atributos químicos, físicos e biológicos do solo.

Quer saber mais? Acesse o site da nossa adubadora Sementes Piraí e veja todas as possibilidades que a adubação verde oferece para que o seu solo esteja saudável, forte e pronto para potencializar os rendimentos da sua cultura comercial.

Tags: , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>