8dez/160

Meiosi Cana-MPB com Crotalária oferece excelente resultado

Inserido em Adubação Verde, Adubar o Futuro, agronegócio, cana-de-açúcar, Canavial, cobertura vegetal, Crotalária, Piraí Sementes, Setor Sucroenergético, Sustentabilidade, tecnologia por Admin em 08 de dezembro de 2016No Comments »

_________________________________________________________________________

Obs: O texto de hoje é uma reprodução integral do excerto da Revista Cana Online. Agradecemos e creditamos a Cana Online todo o conteúdo textual postado abaixo.

_________________________________________________________________________

No caso, o adubo verde mais recomendado é a Crotalária-juncea

Rolo-faca em área com Crotaláia-juncea - Imagem: Sementes Piraí.

Rolo-faca em área com Crotaláia-juncea – Imagem: Sementes Piraí.

A cana-muda proveniente de mudas pré-brotadas (MPB) apresenta alta sanidade, mais vigor, maior perfilhamento e maior taxa de multiplicação. Mas se elas forem tombadas em áreas que receberam adubação verde, o desempenho será melhor ainda. Por isso, já há várias iniciativas no setor de prática de Meiosi, intercalando a MPB com culturas que alimentam o solo.

A adubação verde também pode ser utilizada com sucesso na Meiosi com MPB, prática que vem se intensificando nos últimos três anos. No caso, o adubo verde mais recomendado é a Crotalária-juncea.

No uso da Crotalária com Meiosi com MPB em áreas para formação de viveiros, deve-se primeiro plantar as linhas com as mudas de cana, entre as linhas de cana, onde será semeada a Crotalária em solo já tratado com gesso, calagem e outros corretivos se necessário. Seu plantio não deve ser muito próximo as linhas de cana, para não sufocar as mudas, já que a Crotalária-juncea alcança em torno de 3 metros de altura. O plantio da Crotalária acontece a partir de setembro, mas, principalmente entre outubro e novembro. Nesse tempo, a cana já deverá estar com uns quatro meses.

Para aproveitar melhor o potencial de produção de massa, o mais recomendado é realizar o manejo da Crotalária não menos que 90 dias após a semeadura, incorporando-a ao solo, sulcando e entrando com o plantio dos toletes provenientes da cana originada pelas mudas pré-brotadas. Cana sadia terá seu desempenho turbinado ao ser tombada em um solo revigorado pela adubação verde.

_________________________________________________________________________

Conheça mais sobre os benefícios da adubação verde no canavial

A Sementes Piraí oferece ao produtor canavieiro um incentivo que reúne todas as informações sobre as vantagens que os adubos verdes apresentam na reforma ou implantação de uma canavial.

Trata-se do Programa Canaviável, um site completo para o produtor que deseja ter sua cana mais viável, rentável e sustentável. Clique aqui e comece hoje mesmo sua guinada produtiva, cuidando do solo com a adubação verde.

 

Tags: , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>