11out/170

Gestão que gera renda no agronegócio familiar!

Inserido em Adubação Verde, Adubar o Futuro, Agricultura, agricultura familiar, agronegócio, educaçao, empreendedorismo, Informação, pastagem, Piraí Sementes, Soja, Sustentabilidade por Admin em 11 de outubro de 2017No Comments »

36a69f071e48cd7d5a58b8281f4ff23c

O agronegócio familiar é uma atividade quem vem se popularizando nos últimos anos por todo o país, porém o sucesso da ação esbarra num quesito chamado gestão. A falta dela implica na desorganização da propriedade enquanto sistema econômico e o que muitas vezes acontece é o uso equivocado do dinheiro, comprometendo a renda familiar. Mas essa não é a realidade de alguns produtores familiares catarinenses.

Graças ao Programa Propriedade Sustentável em uma década foi possível aumentar a renda, em quase 30%, dos 24 agricultores que toparam encarar o desafio da gestão do agronegócio familiar. Além da renda, o tamanho da área plantada também subiu, de 11,5 para 13,3 hectares, cultivando especialmente cebola, pastagem nativa e soja. A diversificação é a grande chave da ação, pois ela é um dos fatores que contribuíram sensivelmente para esse superávit de renda.

Para a Secretaria da Agricultura e Pesca do Estado de SC, a grande “sacada” do Programa Propriedade Sustentável está em enxergar a propriedade familiar como empresa. O olhar administrativo do produtor tem a ver com a atitude empreendedora, corretamente aplicada a determinados critérios de gestão, como planejamento e controle de cada atividade exercida.

O Programa conta com o apoio da Epagri, que por meio de seus técnicos, orientam os produtores rurais a planejar, mensurar e comparar os resultados obtidos com os alcançados, traçando e reavaliando as metas que determinam o sucesso produtivo. Atualmente, o Programa Propriedade Sustentável está acompanhando o desenvolvimento de 240 agronegócios familiares e não pretende deixar de ampliar seu raio de atuação.

Fonte: Suinocultura Industrial

Gestão que gera economia!

As propriedades do agronegócio familiar podem contar uma ação que vai lhes trazer benefícios no médio e longo prazo em termos da própria produção e claro, econômicos.

Falamos da adubação verde, uma técnica sustentável de cuidar/melhorar/reavivar a saúde do solo produtivo, seja em qualquer uma das culturas produtivas.

Visitando o site da nossa adubadora, Sementes Piraí, os pequenos/médios produtores poderão consultar como melhorar o plantio da cebola, da soja e qualificar ainda mais a pastagem nativa. E para ter outros benefícios, basta se cadastrar na Central do Adubador, clicando aqui.
Tá vendo só? Sempre é possível deixar a gestão da sua propriedade ainda mais econômica. Isso significa empenhar dinheiro no que realmente importa. Conte com a Sementes Piraí para essa tarefa.

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>