29nov/170

Fundação MT abre novo ciclo de palestras

Inserido em Adubação Verde, Adubar o Futuro, Agricultura, agronegócio, educaçao, Informação, Nematoides, Piraí Sementes, Sustentabilidade, tecnologia por Admin em 29 de novembro de 2017No Comments »

Screenshot-2017-11-29 Fundação MT

A Fundação MT (Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso) iniciou na última segunda seu novo esforço para apoiar e fomentar o conhecimento dos agricultores no estado. O É Hora de Cuidar 2017 traz como mote principal “Cuidar para colher”, objetivando reforçar a importância do manejo para o cuidado preciso da lavoura. Todas as palestras são gratuitas com inscrições feitas no local.

As cidades de Sorriso e Lucas do Rio Verde já receberam o evento e hoje é o dia de Diamantino. A rodada de palestras conta com a entomologista Lúcia Vivan, pesquisadora da Fundação, tratando sobre o tema “Pragas: integração de estratégias para melhores resultados”, que aborda o valor do monitoramento para o desenvolvimento saudável das lavouras frente à essas ameaças.

Já a nematologista Rosângela Silva, também pesquisadora da Fundação MT, traz à tona um temática bem conhecida dos produtores de soja da região, “Manejo de nematoides no sistema de produção”. O intuito é fortalecer a importância de se reconhecer a praga e entender quais ações de manejo são indicadas para cada situação, além de observar a ação dos nematoides nas culturas de cobertura.

Por fim, o ciclo de palestras apresenta o professor Ulisses Antuniassi, da Unesp Botucatu/SP, que conversa com os agricultores sobre o tema “Pulverização: entendendo o papel das pontas na tecnologia de aplicação”. A exposição aborda como a tecnologia surge como ação amiga para minimizar esforços, objetivando melhores resultados na pulverização.

O calendário, que segue até o dia 08/12, contempla as cidades a seguir:

30/11 – Campo N. dos Parecis

01/12 – Sapezal

04/12 – Confresa

05/12 – Canarana

06/12 – Primavera do Leste

07/12 – Campo Verde

08/12 – Alto Garças

Para mais detalhes sobre o É Hora de Cuidar 2017 acesse o site da Fundação MT clicando aqui.

Fonte: Grupo Cultivar.

Nunca é demais lembrar sobre o perigo chamado nematoide

Um dos temas abordados pelo evento da Fundação MT é justamente os nematoides. Cabe então dizer a você, produtor que sofre com a presença dessa praga, que a adubação verde pode ajudar no controle.

Visite o site Controle os Nematoides e tenha todas as informações disponíveis para saber como executar essa ação. Se precisar, consulte um dos especialistas do site.

A adubação verde é uma técnica sustentável, que não agride ao solo e que proporciona ótimos resultados na hora de controlar nematoides.

 

 

Tags: , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>