17nov/170

Emergência sanitária para o combate a Helicoverpa é prorrogada pelo MAPA

Inserido em Adubação Verde, Adubar o Futuro, Agricultura, agronegócio, Algodão, Informação, Milho, Nematoides, Piraí Sementes, Soja, Sustentabilidade por Admin em 17 de novembro de 2017No Comments »

helicoverpaarmigera_sementespirai

Há pouco mais de 10 dias o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) divulgou a prorrogação do prazo de vigência sanitária publicada pela portaria Nº 2.293, no Diário Oficial da União, indicando que os estados da Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Piauí terão emergência sanitária até o dia 30 de julho de 2018.

Isso significa que ações para a implementação do plano de supressão da Helicoverpa armigera, bem como a adoção de medidas emergenciais continuam liberadas nessas regiões.

A praga está controlada na Bahia, mas a expansão do prazo ocorre preventivamente, uma vez observados os danos já causados nas culturas de soja, algodão e milho há cinco anos. O estado de emergência fitossanitária cede aos produtores o direito de adotar medidas excepcionais de controle/supressão à praga. A medida foi vista com bons olhos pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), que mantém ações de controle de referência dentro do estado.

Já se tem a consciência (e também os resultados) do perigo que a Helicoverpa armigera representa para as lavouras, logo prevenir sempre será a melhor maneira para não remediar. Dessa forma, evitam-se gastos desnecessários com medidas frenéticas, a fim de sanar o problema.

Fonte: Revista Cultivar

Falando em pragas, vamos lembrar do perigo do nematoide?

Sabemos que a cultura do algodão é uma das “preferidas” pelos nematoides e que muitos produtores pelo país afora ainda continuam a sofrer com os danos causados por essa praga.

Por que não adotar uma atitude sustentável para a reversão dessa situação? Já pensou em como a adubação verde pode colaborar com essa ação?

Convidamos a relembrar a entrevista do Profº Mário Inomoto, especialista em nematologia, para o Controle os Nematoides (esforço da Sementes Piraí destinado ao controle de nematoide com adubação verde). Clique aqui e veja como a adubação verde vai ajudar você a dizer, “Xô, praga!”

Tags: , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>