27set/160

Cuidar do solo não pode mais passar desapercebido pelo agricultor!

Inserido em Adubação Verde, Adubar o Futuro, Agricultura, cobertura vegetal, Informação, Meio Ambiente, Piraí Sementes, plantio direto, Recuperação de solos, Sustentabilidade, tecnologia por Admin em 27 de setembro de 2016No Comments »
Solo bem cuidado é sinônimo de produtividade e seguridade na continuação da atividade agrícola - Imagem: Divulgação.

Solo bem cuidado é sinônimo de produtividade e seguridade na continuação da atividade agrícola – Imagem: Divulgação.

A agricultura brasileira é conhecida pela sua diversidade, pela sua produtividade e também pelas variadas tecnologias que possibilitam a evolução do setor. Porém, tantos pontos positivos podem ser aniquilados rapidamente se um fator for desconsiderado: o cuidado com o solo! O alerta é do técnico agrícola, Marcos Antonio Trost.

Ele diz que o agricultor preocupado com o insumo básico da sua produção deve começar sua ação procurando saber em que tipo de solo cultiva, realizando a coleta da terra para posterior análise de suas condições físicas e químicas, que o norteará no processo de correção e melhoramento do solo. Tal ação é de suma importância para manter viva, e crescente, a renda do produtor.

Somente entendendo as necessidades do solo é que o produtor poderá agir com eficiência para cuidar e prepará-lo da melhor forma possível, pontua Trost. Outro ponto relevante está no sistema de cultivo adotado pelo produtor. Por exemplo, para o sistema plantio direto é necessário estruturar o solo adequadamente, visando melhorar sua aeração, o desenvolvimento das raízes e contribuindo para a melhor infiltração de água nos períodos chuvosos.

O técnico também observa a importância da cobertura de solo para prevenir a erosão, o desequilíbrio do meio ambiente do solo e o possível aparecimento de pragas e doenças, dentre outros benefícios. Marcos pontua que são os pequenos detalhes, que comumente passam desapercebidos,  que fazem a diferença pensando na continuidade na atividade de maneira sustentável e lucrativa.

Fonte: Folha do Mate

Viva, solo vivo!

Manter o solo vivo, produtivo, saudável, longe de pragas e doenças, da ação da erosão, dos ventos e da radiação solar é função da adubação verde, você sabia?

Pois bem, os benefícios da adubação verde podem ser observados em variadas culturas como grãos, algodão e cultivares irrigados.

Clique aqui e conheça o universo da adubação verde apresentado pela Sementes Piraí, nossa adubadora. Firme seu compromisso em manter seu solo vivo de forma sustentável e claro, econômica: seja um adubador verde ;)

 

Tags: , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>