26set/160

Cuidados para a conservação do solo canavieiro!

Inserido em Adubação Verde, Adubar o Futuro, Agricultura, agronegócio, cana-de-açúcar, Canavial, cobertura vegetal, Pesquisa, Piraí Sementes, Recuperação de solos, Setor Sucroenergético, Sustentabilidade, tecnologia por Admin em 26 de setembro de 2016No Comments »
O cuidado com o solo canavieiro será uma das palestras da  - Imagem: Divulgação.

O cuidado com o solo canavieiro será uma das palestras da XX Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água  – Imagem: Divulgação.

Quem estiver presente na XX Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, a ser realizada entre 20 a 24 de novembro de 2016, em Foz do Iguaçu/ Paraná, terá a oportunidade de se informar sobre o uso de sistema sustentável de solo e água para todos os biomas do país. Uma das vertentes exploradas será a conservação do solo canavieiro mediante estudos desenvolvidos pelo IAC (Instituto Agronômico de Campinas).

Isabella Clerici De Maria, pesqusiadora do IAC, ministrará palestra sobre o tema no dia 21. Intitulada “Análise de práticas e recomendações técnicas para a conservação do solo em cana-de-açúcar” a palestra mostrará as pontuações do estudos feitos pelo IAC como a avaliação do efeitos de manejo sobre a qualidade física do solo e a análise da perda de terra e água por conta da erosão. Tais vertentes de estudo são importantes para definir modelos conservacionistas de produção.

Um exemplo citado pela pesquisadora está no desgaste significativo pelo manejo totalmente mecanizado da cana-de-açúcar, que ocasiona a compactação do solo, prejudicando sua estrutura física e sua capacidade de armazenamento hídrico, facilitando o processo erosivo. Outro trato muito utilizado e que pode oferecer riscos ao solo, se feito sem critérios, é a retirada da palhada para cogeração energética, afirma Isabella.

Segundo a pesquisadora, a cultura canavieira vem incorporando gradualmente alguns conceitos conservacionistas, como a adoção de ações de controle de enxurrada precedidas de práticas de manejo que aumentem a cobertura vegetal e a infiltração de água no solo. Isabella faz a ressalva que a conservação é uma atitude específica de cada local e que se deve observar a capacidade do uso de solo para ser implantada com maior eficácia.

Para quem tiver a oportunidade, a XX Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água será uma grande chance de se inteirar sobre essa e outras temáticas. Acesse
http://www.rbmcsa2016.com.br/
, confira a programação completa e efetue sua inscrição. Faltam 54 dias para o evento.

Fonte: Grupo Cultivar.

Solo saudável e cana produtiva tem aliada sustentável

Quer saber qual é?

Acesse aqui e conheça todos os benefícios da adubação verde na reforma ou implantação de canaviais pelo Programa Canaviável.

Cana com viabilidade, sustentabilidade e produtividade é Canaviável ;)

Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>