10abr/170

Conservação dos solos e um problema chamado compactação

Inserido em Adubação Verde, Adubar o Futuro, Agricultura, agronegócio, Consciência Verde, Informação, Piraí Sementes, Recuperação de áreas degradadas, Recuperação de solos, Sustentabilidade, tecnologia por Admin em 10 de abril de 2017No Comments »

Olá Adubadores! No próximo dia 15 vamos comemorar o Dia da Conservação do Solo e por isso, durante toda essa semana, traremos aqui uma série de conteúdos que vão te ajudar a entender o que prejudica os solos agrícolas e como conservá-los de maneira sustentável. Hoje vamos falar da compactação: suas causas, consequências e algumas medidas de correção.

compactacaodossolos_sementes_pirai

Além de todas as pragas, doenças e ervas daninhas que a lavoura está sujeita a sucumbir, existe outro fator tão perigoso para o futuro agrícola: a tal da compactação do solo.

Primeiramente, é importante saber por que ela ocorre e a resposta está na consequência de um processo de adensamento por pressão gerado na superfície, ou seja, as rodas das máquinas agrícolas ou o uso constante de instrumentos como arados e grades. Quando tais cenários ocorrem o solo perde sua porosidade, ficando à exposto a muitos fatores que diminuem sua saúde.

Identificar um cenário de compactação vai muito além do “achismo” que muitos produtores consideram. É preciso ir além, constatando o problema, de forma científica. Para isso, existem mecanismos que dão ao agricultor meios corretos, por meio de dados concretos, para a melhor tomada de decisão e reversão desse cenário, como a medição eletrônica ou a análise de solo.

O diferente nível de compactação é uma das variáveis que devem ser consideradas para a correção da compactação. Afinal de contas, um solo com 15cm de camada compactada vai precisar de uma reabilitação menos “agressiva”, do que um solo que já apresente o dobro de compactação.

Com as medidas corretivas adequadas, muito bem empregadas pela agricultura de precisão, o solo compactado tem sua vida devolvida, voltando a reter os volumes hídricos, melhorando sua aeração e sua capacidade de penetração, além de beneficiar o desenvolvimento da cultura comercial, impactando diretamente na melhoria produtiva da lavoura.

Para uma agricultura forte, longínqua e de qualidade é preciso conhecer os sintomas de maus tratos à terra, tratá-los e mudar de hábitos, pensando sustentavelmente no desenvolvimento da cada cultura comercial. Isso é o caminho para se #adubarofuturo!

Fonte: Agrolink e Gespianos.

Trate a compactação do seu solo com adubação verde

Você sabia que a adubação verde é uma das medidas corretivas para o cenário de compactação, devolvendo a saúde do solo e sua capacidade produtiva?

Pois bem, você já pode levar a sustentabilidade lucrativa para a sua produção. Basta conhecer as necessidades da sua lavoura e utilizar a adubação verde de maneira eficaz.

Para isso, cadastre-se na Central do Adubador no site da Sementes Piraí, nossa adubadora, e tenha à disposição todas as informações necessárias para transformar a saúde produtiva do seu solo. Comece hoje mesmo, clicando aqui.

 

Tags: , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>