29set/160

Como produzir o ano todo? Diversificando!

Inserido em Adubação Verde, Adubar o Futuro, Agricultura, cobertura vegetal, Crotalária, Fruticultura, Milho, Nematoides, Piraí Sementes, Sustentabilidade por Admin em 29 de setembro de 2016No Comments »
Imagem: Divulgação.

Imagem: Divulgação.

Depender de uma única cultura agrícola nem sempre contribui para manter a renda do produtor o ano todo, por isso diversificar a produção tem ganho adeptos Brasil afora, uma vez que a ação trabalha o ano todo com o solo, gerando renda e aparecendo como alternativa de produção.

Um exemplo está em Planaltina (DF) na propriedade de Thiago Falqueto. Seus 18 hectares são uma mostra consolidada das variadas opções que a diversificação oferece: no lugar do milho, vem a soja; do feijão, a abóbora e ao redor das lavouras comerciais, há pomares de abacate e mexerica poncã.

O produtor afirma que optou pela diversificação por conta de um prejuízo sofrido com a lavoura de feijão, na época a única lavoura produtiva da propriedade. A partir desse ocorrido, diversificou e conseguiu recuperar os prejuízos da safra feijoeira, graças as opções fornecidas pelas demais culturas.

Falqueto também investiu nos cuidados com o solo, incluindo a cobertura vegetal da lavoura de milho em consórcio com a Crotalária. Segundo o produtor, mesmo com os custos subindo 20%, o aumento na produtividade cobriu rapidamente o investimento. Além disso, o solo ficou protegido contra a erosão e a incidência solar, afirmou.

Outra opção de uso pelo produtor está no plantio da Crotalária antes do plantio do grão, contribuindo para reduzir o aparecimento de plantas daninhas e consequentemente, diminuindo o custo com produtos para combatê-la.

O técnico extensionista da Emater-GO, Mateus Miranda de Castro, explica que o uso de Crotalária ajuda a adubação ser mais eficiente. Ao longo do tempo, a ciclagem de nutrientes se torna mais efetiva, o que garante a sustentabilidade produtiva e maior rentabilidade.

Fonte: Canal Rural.

Benefícios da Adubação Verde

O excerto acima confirmou o que sempre falamos aqui sobre os benefícios da adubação verde! Para saber mais, incluindo as vantagens da técnica na cultura do milho, acesse o site da Sementes Piraí e confira o mundo de benefícios que os adubos verdes tem a oferecer para a sua cultura!

 

 

Tags: , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>