8nov/160

Como as leguminosas ajudam a aumentar a produtividade nos tomateiros?

Inserido em Adubação Verde, Adubar o Futuro, Agricultura, cobertura vegetal, Crotalária, Hortaliças, Pesquisa, Piraí Sementes, Sustentabilidade por Admin em 08 de novembro de 2016No Comments »

adubosverdes_tomatesPara obter essa resposta o Polo Regional de Piracicaba da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) foi pesquisar e os resultados mostraram que é possível incorporar 90kgs de nitrogênio por hectare na cultura de tomate cereja em consórcio com leguminosas.

Essa quantidade representa 30% do nitrogênio na cultura. Tal constatação reforça a importância no uso de leguminosas como adubo verde atuando como fator de redução no uso de fertilizantes químicos.

Os resultados, ainda parciais, analisam o consórcio de tomate com tremoço, feijão-de-porco, crotalária-juncea, mucuna-anã e caupi. Como dito acima, no caso do tomate cereja a incorporação de nitrogênio com o consórcio representa 30% do total necessário do elemento. Já no tomate salada tal incorporação aumentou a produtividade em 10%.

O papel das leguminosas como fixadoras de nitrogênio é de extrema importância para a atividade agrícola, uma vez que possuem em suas raízes bactérias do gênero Rhizobium, capazes de quebrarem as moléculas de nitrogênio fornecendo à planta os compostos orgânicos provenientes dessa quebra. Dessa forma, o elemento é melhor incorporado ao solo, promovendo economia e sustentabilidade ao sistema agrícola.

E a pesquisa prossegue. Todo o trabalho, iniciado em 2009, continua observando os benefícios das leguminosas em diversas culturas, como a cana-de-açúcar. Desde então, conta com o financiamento e apoio da  Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Fonte: Investimentos & Notícias.

Conheça os adubos verdes!

Quer saber mais sobre os adubos verdes mencionados na matéria?

Acesse o site da nossa adubadora, Sementes Piraí, e fique por dentro das informações atualizadas sobre os benefícios desses e de todas as sementes para adubação verde.

Clique aqui e se inteire!

Tags: , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>