22abr/170

Colmeia vivas, saudáveis e amigas da agricultura

Inserido em Adubar o Futuro, Agricultura, agronegócio, Apicultura, Consciência Verde, educaçao, Informação, Pesquisa, Sustentabilidade por Admin em 22 de abril de 2017No Comments »
Imagem:  Projeto Colmeia Viva (site).

Imagem: Projeto Colmeia Viva (site).

As abelhas são peças fundamentais para a manutenção da biodiversidade da flora e podem conviver amigavelmente com a agricultura, cada uma respeitando o seu espaço e ciclo de vida. No estado de São Paulo, para reforçar essa ideia é que, surgiu o Projeto Colmeia Viva, uma união de esforços do setor agrícola para facilitar e melhorar a convivência entre agricultores e apicultores.

Desde então, o projeto conta com o apoio da Unesp e da UFScar que possuem um canal de comunicação das partes interessadas (pelo 0800 771 8000). As instituições também pesquisam sobre variados temas, como a mortandade e os meios para conservar as abelhas selvagens (as que estão na natureza).

Falando em mortandade, as pesquisas realizadas pelas instituições denotam que a morte de abelhas criadas (manejadas) aconteceu pelo fins comerciais, pertencentes ao nicho econômico, não caracterizando a Síndrome do Desaparecimento das Abelhas (CCD). A pesquisa também analisou minuciosamente a ação mais direta da aplicação de defensivos agrícolas. Toda análise foi feita por um laboratório reconhecido pelo Inmetro.

Tais verificações, baseadas em amostragem feita pela equipe de campo, mostraram que 30% não apresentam resíduos de defensivos agrícolas. Já 70% dos casos analisados apresentam resíduos de defensivos agrícolas com indicação de uso incorreto desses defensivos. A segunda etapa da pesquisa, por sua vez, observou as técnicas de manejo utilizadas pelos apicultores que perderam suas colônias, visando estabelecer ações que melhorem o manejo apícola.

O futuro do projeto começou a ser traçado no final do ano passado, pautando-se em sensibilizar agricultores e criadores de abelhas, valendo-se de todas as formas viáveis de divulgação, entre elas o envolvimento das entidades relacionadas aos setores, para juntas delinearem num futuro muito próximo o Plano de Ação Nacional voltado às boas práticas de aplicação dos defensivos agrícolas para uma relação mais produtiva entre “abelhas” e “campos agrícolas”.

Para conhecer o Projeto Colmeia Viva acesse o site clicando aqui.

Fonte: Grupo Cultivar

 

Tags: , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>