19abr/170

Alerta vermelho nos canaviais gaúchos

Inserido em Adubação Verde, Adubar o Futuro, Agricultura, agronegócio, cana-de-açúcar, Canavial, Informação, Nematoides, Pesquisa, Piraí Sementes, Setor Sucroenergético, Sustentabilidade, tecnologia por Admin em 19 de abril de 2017No Comments »

nematoides_galha_sementes_pirai_adubar

Os nematoides já são considerados “velhos conhecidos” das lavouras brasileiras, em especial soja e cana-de-açúcar. Porém, o alerta vermelho emitido no Rio Grande do Sul chama a atenção para um tipo específico de nematoide, o Meloidogyne ethiopica, sendo esse o primeiro relato mundial a ser constatado em raízes da cana-de-açúcar.

Tal praga é conhecida popularmente como nematoide das galhas e foi identificada em três áreas do estado, porém ainda não apresentavam sintomas na parte aérea da cana. Os pesquisadores gaúchos já agiram, coletando amostras e realizando análise  genética com a parte feminina das raízes. Os ovos foram inoculados em plantas de tomate (cultivar Rutgers) e cana-de-açúcar (cultivar RB72454).

Os resultados, segundo a Associação Nacional de Defesa Vegetal (ANDEF), confirmaram a presença do Meloidogyne ethiopica infectando a lavoura canavieira. As análises indicaram, passado pouco mais de dois meses da inoculação, a redução na altura das plantas (aproximadamente 70%). Outro ponto que chamou a atenção dos pesquisadores foi a mudança no peso das raízes, dos novos brotos, tal como o desenvolvimento comprometido das plantas. 

O estudo deixa todo o país atento à presença desse tipo de nematoide das galhas, uma vez que seus prejuízos são extremamente consideráveis para o cultivo canavieiro.

Fonte: SF Agro.

Nematoides: controle-os e vença essa guerra!

Essa “nova” aparição de nematoide das galhas (Meloidogyne ethiopica) preocupa e deixa os produtores de cana em estado de atenção.

Porém, se a sua lavoura já sofre com os efeitos de outro nematoide das galhas (Meloidogyne javanica) ou nematoides das lesões (Pratylenchus brachyurus), saiba que a adubação verde pode lhe ajudar.

Como? Acesse o site Controle os Nematoides e veja como controlar essa praga de forma sustentável e extremamente rentável. Controlar nematoides é coisa séria. Clique aqui para mais informações.

 

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>