20set/170

Agricultura familiar do MT testa cultivo agroecológico de feijão

Inserido em Adubação Verde, Adubar o Futuro, Agricultura, agricultura familiar, Agroecologia, Piraí Sementes, Sustentabilidade por Admin em 20 de setembro de 2017No Comments »
Sistema agroecológico de cultivo do feijão é uma UD em teste pela Empaer/MT.

Sistema agroecológico de cultivo do feijão é uma UD em teste pela Empaer/MT.

O Assentamento Caeté, localizado no município de Diamantino/MT, foi o escolhido pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer-MT), em parceria com o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e a Embrapa para o desenvolvimento do projeto de cultivo agroecológico de feijão. Seu objetivo é reforçar o cultivo dessa leguminosa pela agricultura familiar.

A Unidade Demonstrativa (UD) está aportando 13 variedades do feijoeiro comum como carioca, rajado, roxo e preto, enquanto 15 outros produtores do mesmo assentamento testam duas variedades recém lançadas pela Embrapa, a BRS Estilo e a BRS Madrepérola. Tal ação conta com apoio financeiro do Instituto Votorantim, em parceria com a Empaer-MT, visando a retomada do policultivo.

Os agricultores recebem assistência sobre todos os temas pertinentes ao cultivo: desde a época do plantio ao controle de pragas e doenças. O sistema agroecológico chega para esses produtores utilizando métodos de adubação como a compostagem e a adubação verde com a intenção de recuperar o solo, com baixa fertilidade natural, que antigamente era ocupado por pastagens.

Após o colheita de todo o feijoeiro será possível perceber e qualificar quais variedades melhor se adaptaram ao sistema, possibilitando a continuidade do cultivo agroecológico com determinações mais efetivas. O cultivo, além de subsistência, visa a venda do excedente, gerando renda aos produtores por meio de programas como o Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o de Aquisição de Alimentos (PAA).

Fonte: Notícias Agrícolas

Leve a adubação verde para o seu cultivar

No caso do Assentamento Caeté a adubação verde ajuda o feijoeiro, mas ela está presente em todas as culturas. Quer saber mais? Acesse o site da nossa adubadora Sementes Piraí e veja como a adubação verde pode levar mais rentabilidade de forma sustentável para a sua lavoura.

Aproveite e torne-se um adubador, cadastrando-se na Central do Adubador. É gratuito e você tem à disposição conteúdos atualizados sobre a técnica e suas novidades. Clique aqui e faça seu cadastro.

 

 

Tags: , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>